O Radio continua imbatível. O meio, que completa 90 anos de presença no Brasil neste mês de setembro, continua marcando presença no cotidiano da população. Pesquisa aponta que 74% das pessoas ouvem rádio Um estudo realizado pelo instituto Ipsos Marplan e divulgado no mês passado (setembro) em homenagem aos 90 anos do rádio no Brasil, apontou que 74% das pessoas entrevistadas ouvem rádio com frequência. Outro dado apontado pela pesquisa também mostrou que Porto Alegre é a capital onde mais se consome a mídia no país. De acordo com o estudo inédito, 74% dos entrevistados garantiram ouvir rádio freqüentemente. De acordo com aplicações do estudo, que foi realizado em 13 mercados brasileiros, isso equivale a um contingente de mais de 37 milhões de pessoas. Outro ponto de destaque foi a difusão do meio entre todas as classes sociais. Os ouvintes de radio no Brasil pertencentes às classes A e B representam praticamente o mesmo percentual dos ouvintes das classes C (42% o primeiro grupo e 46% o segundo grupo).
O RÁDIO É OUVIDO EM TODOS OS
LUGARES....
A pesquisa revela ainda, que entre os
ouvintes, as mulheres são a maioria: 52% contra 48%. Pelo corte de
classe social/idade, o maior percentual de ouvintes está na faixa entre 25 e 34
anos, nas classes A ou B. Desses entrevistados, a maior parte consome rádio
para passar o tempo livre, ouvir programas específicos ou simplesmente para se
distrair. Os números mostraram também que o meio continua sendo consumido
em paralelo com outras atividades rotineiras. As pessoas ouvem rádio enquanto
arrumam a casa, fazem refeições, dirigem, trabalham, etc. Apesar da difusão
das plataformas móveis, a maior parte das pessoas (81%) ainda prefere ouvir
rádio em suas casas. Em seguida, aparece o carro (com 15%), o local de trabalho
(com 9%) e ao ar livre (com 2%). Nessa parte do estudo, já foi possível
perceber a influência das mídias móveis. Das
pessoas que ouvem música ao ar livre, 83% o fazem via celular. Parte de quem
ouve música no ambiente de trabalho, também o faz pelo telefone celular (20%).
O estudo do Ipsos Marplan também mensurou o consumo de rádio em 13 capitais
brasileiras. Pelos
resultados, Porto Alegre lidera o ranking (81% da população da capital do Rio
Grande do Sul consome a mídia com frequência). Em seguida, aparece a Grande
Recife (78%), Grande Curitiba e Grande Rio de Janeiro (ambas com 77%), Grande
Belo Horizonte (75%) e Interior e Grande São Paulo (73% cada).Vale ressaltar a
proximidade entre o porcentual entre os mercados, que é de 8%, entre a primeira
colocada e a última. Porém,
em números absolutos, a tendência é que a região da Grande São Paulo e interior
do estado – que contam com 73% - seja a maior de todas, devido ao número de
habitantes. É importante destacar que o meio rádio ainda conta com grande
receptividade nas maiores regiões do país.
FONTE: Tudo Rádio.
FONTE: Tudo Rádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário