Os
consumidores brasileiros ainda estão propensos a utilizar mais as mídias
tradicionais do que as digitais. Essa é uma das conclusões de pesquisa
realizada pela KPMG International intitulada Debate Digital 2013 – Emergência
do consumidor digital multitarefas. O objetivo do levantamento é entender como
os consumidores estão utilizando seu tempo e seus recursos financeiros com
meios de comunicação em todos os formatos e traçar um raio-x do consumo de
mídias on-line e off-line. Tendo como um de seus recortes os dados sobre o
Brasil, a pesquisa ainda abrange outros oito países, e mostrou uma curiosidade. O brasileiro foi quem teve o maior gasto com mídia tradicional,
registrando uma média de US$ 15 por mês (contra US$ 12 da média de EUA e
Canadá), e se destacando principalmente na compra de livros e videogames
(mídias físicas). Quando o assunto é gasto com mídia digital, o Brasil ficou em
segundo lugar, atrás da China, e com um valor muito inferior ao utilizado nos
meios tradicionais, de US$ 6 ao mês. Já com relação às horas dedicadas aos
dois tipos de mídia, excluindo o período em que as pessoas estão no trabalho ou
na escola, o brasileiro é o que menos gastou tempo nessas atividades.
A
pesquisa apontou ainda oito itens mais utilizados em mídia tradicional. Nos
nove países pesquisados, a TV ainda é o meio mais popular, seguido pelo rádio
e, em terceiro lugar, impressos como jornais e revistas. O Brasil apareceu como
o país em que a população gasta menos tempo assistindo televisão e o que mais
ouve rádio. Com relação às mídias on-line, todos os países mantiveram quase a
mesma média de tempo gasto, com destaque para o Brasil que lidera o acesso a
redes sociais e notícias. "As mudanças do mundo digital tiveram um
impacto enorme sobre como nós costumamos consumir publicações, músicas e
jornais. Mas ainda estamos no início do processo de transição para a
disponibilidade digital a qualquer hora e em qualquer lugar em todos os setores
da mídia", afirma Manuel Fernandes, líder do segmento de Tecnologia, Mídia
e Telecomunicações da KPMG no Brasil.
USUÁRIO MULTITAREFA
A
experiência da "segunda tela" tem permitido que as pessoas interajam
com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, muitas vezes assistindo TV
enquanto realizam outras tarefas, como navegar na internet em um tablet ou
smartphone. A pesquisa ainda levantou dados para traçar o perfil desse usuário
no Brasil. A atividade mais realizada pelos brasileiros foi ver TV e acessar a
internet por motivos que excetuam navegar nas redes sociais, por meio de um PC
ou laptop, com 57% dos apontamentos; em seguida vem ouvir rádio e acessar à
internet por outros motivos que não interagir com redes sociais, a partir de um
PC ou laptop, com 39%; e, em terceiro lugar, 37% assistem tevê ao acessar um
site de rede social. Com
relação à preferência de consumo, os brasileiros apreciam variedade de conteúdo
on-line, mas ainda preferem assistir televisão em aparelhos convencionais.
Também se mostraram mais atentos às variadas formas de publicidade, incluindo a
digital. Outro ponto destacado pela pesquisa é que os consumidores brasileiros
(62%) também estão dispostos a receber publicidade em seus dispositivos móveis,
ou em seus PCs, em troca de conteúdo gratuito. SOBRE A PESQUISA ; A pesquisa Debate Digital ouviu mais de nove mil consumidores da América
do Norte (EUA, Canadá), Europa (Alemanha, Espanha, Reino Unido), região
Ásia-Pacífico (Austrália, China e Cingapura) e América Latina (Brasil). Na
China e Brasil, em razão de suas dimensões continentais, a pesquisa foi
realizada penas em regiões metropolitanas dos dois países. Em cada mercado, cerca de mil pessoas com mais de 16 anos foram
entrevistadas, com exceção dos EUA, onde os entrevistados eram todos de mais de
18 anos, e China e Brasil, onde os dados foram representativos das
"populações urbanas". Os dados foram ponderados proporcionalmente por
sexo, idade e região. Todos os valores, salvo indicação em contrário, são da YouGov
Plc. O trabalho de campo da pesquisa foi realizado entre 1° e 15 de Outubro de
2012.
Matéria original; AD News
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